sábado, 13 de dezembro de 2008

Saíra Beija Flor - Red Legged Honeycreeper

Também conhecida por Saí-verdadeiro ou Saíra Beija Flor de pés Vermelhos. Flagrei este exemplar na Barra do Jucu, em Vila Velha-Es, no sítio do meu amigo Haroldo Vargas. Foi a primeira vez que avistei esta espécie fora da reserva biológica de Aracruz, onde ela é bem comum. Reparem que as asas, por dentro, são amarelas. Cliquei ela de cima para baixo, quando voava, para registrar este detalhe. A primeira foto foi tirada em Aracruz. As demais, no sítio do Haroldo Vargas.




Nesta última foto eu flagrei a fêmea da saíra de perna vermelha e ainda um Saí Azul. O sítio do "Tio Haroldo" tá bombando ...

Esqueci de postar o nome científico: Cyanerpes Cianeus, Tribo Thraupini, subfamília Emberizinae, Família Fringilidae (fonte:Aves Brasileiras, Johan Dalgas Frisch e outro).

sábado, 15 de novembro de 2008

Tangará Dançarino Imaturo - Blue Manakin (young)


Este é Tangará Dançarino (imaturo). Quando adulto, se torna azul e preto, mantendo o topete vermelho. Eu já postei fotos de um exemplar adulto anteriormente.





sábado, 13 de setembro de 2008

Sanhaço Rei


Este é o sanhaço rei ou Sanhaço de encontro amarelo. Foi registrado no restaurante "Delícias da Tilápia", em Domingos Martins. Pude chegar bem perto, poupando um pouco o zoom. Já postei antes fotos do sanhaço rei, com nome científico etc.

domingo, 7 de setembro de 2008

Canário da Terra


Ainda no museu Melo Leitão, em Santa Tereza, fiquei impressionado com o amarelo intenso deste canário da terra. Quase não clico canários da terra porque hoje, felizmente, são numerosos em qualquer região rural do ES.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tiê de Topete - Black Goggled Tanager


Depois do Tiê Galo, cliquei o Tiê de Topete (Trichothraupis melanops) no Museu Melo Leitão, em Santa Teresa. Fiz uma montagem com várias fotos. Notem que algumas fotos no comedouro também aparece a fêmea.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tiê Galo - Flame Crested Tanager




O Tiê Galo sempre passa por uma árvore aqui em casa, chega, pula de lá pra cá e vai embora rapidamente. Esta foi a primeira vez que consegui fotos dele. Assim mesmo, porque tive a sorte dele pousar em uma árvore que está com poucas folhas nesta época do ano.

Thachyphonus cristatus. Também é chamado de Gurricha.

domingo, 17 de agosto de 2008

SERRA DO JAPI - SP

Depois do Caraça, fomos para Jundiaí(SP). Lá fizemos uma trilha na serra do Japi, devidamente acompanhados por guia, na esperança de flagrar alguma ave que não vemos muito no ES, como por exemplo, a mãe lua. Infelizmente não flagramos muitas aves. Em compensação, vimos uma coral verdadeira, um Teiu (lagarto) e outros dois animais que, segunda a guia (bióloga) são raros e atualmente objetos de estudos na reserva: a borboleta de asa transparente e o besourinho verde. De aves, cliquei apena a coruja, o coleirinho e o anu branco. Seguem as fotos:



quinta-feira, 24 de julho de 2008

Caraça



Em apenas uma tarde no Caraça, pude avistar uma grande quantidade de aves: sanhaço do coqueiro, bentevi, tietinga (pintasilva), viuvinha, baianinho etc.

domingo, 1 de junho de 2008

LOBO GUARÁ



Sua magestade, o Lobo Guará.






LOBO GUARÁ





Lobo Guara - Santuário do Caraça

Pela primeira vez farei uma exceção. Não vou postar fotos de aves. Ainda em janeiro/08, ao retornar da Bahia, onde flagrei o Tiê Sangue, passei apenas um dia no Santuário do Caraça. Na realidade, cheguei após o almoço e fui embora no dia seguinte, bem cedo. Só tive a tarde para passear e fotografar algumas aves, que vou postar aqui nesta semana. Mas o maior encontro, lá no Caraça, foi com o lobo Guara. Foi um encontro mágico. Ver o lobo guara, um animal não domesticado, que vive na mata, vir buscar comida no mosteiro, não tem preço. Seguem as fotos.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Tiê Sangue - Restante das fotos









Tiê Sangue - Brazilian Tanager

Durante a estadia em Olivença, fui ao município de UNA fazer uma trilha e arvorismo. Ao final formos brindados com esta maravilha. Aqui tem uma foto do macho e uma da fêmea. O Tiê sangue ocorre em praticamente todo o litoral brasileiro, mas só no litoral. Seu nome científico é Ramphocelus bresilius.

sábado, 19 de abril de 2008

Sanhaço - Sayaca Tanager

Ainda no "meu jubiabá": Eu não sei se é um casal de sanhaço ou se o mais verde é o sanhaço do coqueiro. O azulado é o sanhaço comum, também conhecido por sanhaço do mamoeiro ou sanhaço cinzento (Thraupis sayaca)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Filhotes no Jubiabá


O condomínio tem muitos coqueiros, abricós e outras árvores. A quantidade de ninhos, em janeiro, era enorme. Todo dia tinha algum filhote que havia caído do ninho ou jogado para fora pelo irmão. Tentei colocar os que eu achavam em troncos nas árvores, na esperança de que o sol ou as formigas não os atacassem.

Lavadeira Mascarada - Masked Water Tyrant


A lavadeira também é muito comum aqui no Espírito Santo. Lá no Jubiabá, em Olivença, está presente em toda a parte. Seu nome científico é Fluvicola nengeta. Vem do latim e significa morador ou habitante do córrego: Fluvius=Rio, Córrego; cola=morador, habitante. Nengeta vem do tupi guarani para esta ave.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Saíra Amarela e Sabiá Laranjeira



Ainda as fotos tiradas em Olivença, no condomínio Jubiabá. A Saíra Amarela, também conhecida por Saíra da cara Suja (Tangara Cayana) também é muito comum no Espírito Santo. Já postei várias fotos desta espécie.


O sabiá laranjeira também não podia faltar no Jubiabá. Afinal é o passáro nacional, exatamente por estar presente em praticamente todo o Brasil.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Cardeal do Nordeste

Ainda em Jubiabá, sul da Bahia. O cardeal do Nordeste ou Galo da Campina (Red Cowled Cardinal) Paroaria dominicana , aparecia todas as manhãs. Já havia flagrado exemplares em Itaúnas (veja postagens anteriores).



domingo, 13 de abril de 2008

BEM-TE-VI - Pitangus Sulphuratus - Great Kiskadee










Também conhecido por Ben-te-vi-de-Coroa.

A foto em pleno vôo lembra um avião de caça. A natureza continua a inspirar os projetistas.

MEU JUBIABA

Fiquei quase um mês sem postar. É o trabalho. Hoje começo a postar as fotos que tirei no ano novo, no condomínio "Meu Jubiabá", em Olivença, Muniçípio de Ilheus, Sul da Bahia. À beira mar, com muitos coqueiros. Local agradável. Muita fruta disponível. Muitas aves. Começarei com o bentevi

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Pica Pau do Campo - Campo Flicker


Esta é a última foto da viagem a Itaúnas. Este pica pau foi clicado no mangue dentro de Conceição da Barra. Com esta postagem, termino as fotos tiradas no passeio a Itaúnas, em 15 de novembro de 2007.

Periquito Rei - Peach-fronted Conure


Fui à Costa Dourada, já na Bahia, com falésias mais bonitas que as da Praia do Espelho. Lá flagrei os periquitos. Estavam muito longe, em um coqueiro bem alto.

Gavião Carrapateiro - Yellow-headed Caracara


Este foi clicado na Praia do Riacho Doce, em Itaúnas.