quarta-feira, 21 de março de 2007

Sofrê


Ontem eu falei que hoje iria começar a postar fotos das Saíras. Resolvi deixar para amanhã para postar esta foto do Sofrê. Este sofrê foi clicado pelo Ranieri, colaborador do blog, em Santa Júlia, perto de São Roque. Nunca flagrei um sofrê nas montanhas do Espírito Santo. Tenho notícia que tem muito sofrê em Alfredo Chaves e em São Roque.

Além de muito bonito, este pássaro tem história eis que seu canto foi censurado na época da ditadura militar. O ornitólogo brasileiro Johan Dalgas Frisch ouviu dizer que no Nordeste um militar tinha ensinado um Sofrê a cantar o hino nacional. Aliás, na última Copa a TV Gazeta divulgou um sofrê em Alfredo Chaves que também sabe cantar o hino nacional. Mas voltando à estória, o Dalgas gravou o canto do sofrê (hino nacional) e inseriu em um álbum de cantos de pássaros. Para sua surpresa o disco foi censurado e proibido de circular porque aquilo seria uma afronta ao hino nacional. Depois de muitas explicações, finalmente a censura liberou o canto do sofrê. Tenta-se, pela primeira vez, proibir um pássaro de cantar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tio, é o Erick aqui. Recebi o seu e-mail do site. Lindas as saíras. Espero que tudo esteje bem. Beijao,Erick

Anônimo disse...

limdo sofrÊ,na região de afonso cláudio tem muito, passaro limdo parabéns as fotos são ótimas abraço.
thiago.

Anônimo disse...

Muito bom esse seu blog.. Alem das belas fotos, as histórias também são boa.. Essa história do Sofrê é verdadeira e também so testemunha de que esse hino cantdo pelo passaro é verdadeira.. Não sei se é pq eu so apaixonado por passaros, mais achei lindo o hino cantado por esse passaro.